mobirise.com
Pastoral Familiar - Paróquia São Jerônimo Emiliani

Pastoral Familiar

A Pastoral Familiar está implementada  na paróquia São Jerônim Emiliani desde 2007.

A Pastoral Familiar no Brasil surgiu da necessidade de atuação da Igreja junto às famílias devido às amplas, profundas e rápidas transformações da sociedade e da cultura, pondo em questão esta instituição que constitui o cerne da sociedade. A família sempre foi de grande importância para a Igreja pois é através dela que o homem começa sua vida, forma sua base.

Em 1980, de 26 de setembro a 25 de outubro , realizou-se em Roma o sínodo dos bispos sobre a função da família cristã no mundo de hoje resultando na Exortação Apostólica Familiaris Consortio do papa João Paulo II . Com base nesta encíclica, a CNBB publicou o documento 65 – A Pastoral Familiar no Brasil que serve de subsídio para a implantação da Pastoral Familiar nas Paróquias.

A Pastoral Familiar tem como missão ser misericordiosa, acolhedora, defensora da vida e dos valores cristãos, valorizadora do sacramento do matrimônio e formadora de Igrejas domésticas.

A Pastoral Familiar contempla 3 setores:

- Setor Pré-Matrimonial

     A Paróquia atua através do Encontros de Noivos (desde  2008) e Grupo de Jovens (desde 2015)

- Setor Pós-Matrimonial

     A Paróquia  implementou o Encontro de Casais com Cristo (em 2010) e possui grupos de discussão

- Setor Casos Especiais

     São atendidos os casos diretamente pelo pároco e há um projeto de criar um Encontro de Famílias

Venha participar conosco,, precisamos de voluntários para novos desafios neste ano!!

As famílias agradecem \o/ \o/

Pastoral Familiar - Paróquia São Jerônimo Emiliani

Encontro de Casais com Cristo

O ECC é um serviço da igreja Católica, aprovado pela CNBB e um fortíssimo instrumento da Pastoral Familiar para fortalecer o Matrimônio e evangelizar as famílias, o primeiro núcleo da evangelização, “Igreja Doméstica”  e “santuário da vida” sendo o despertar dos casais para a vivência Pastoral.

< < <    INSCRIÇÃO    > > >

<< O ECC é um serviço às Famílias - É feito por Casais e para CASAIS unidos pelo MATRIMÔNIO >>

COMO SURGIU

O ECC teve origem em 1970, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Pompeia, em São Paulo-SP, por iniciativa do Padre Alfonso Pastore.

“Começou porque Deus quis, e a presença e a atividade do ECC no Brasil são a prova da ação de Deus na humanidade” (Pe. Alfonso Pastore). 

DEFINIÇÃO

O Encontro de Casais com Cristo – ECC é um serviço da Igreja Católica, aprovado pela CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, para evangelizar e despertar os casais para as pastorais paroquiais, devidamente integrado na pastoral familiar e nas Arquidioceses.

“O Encontro de Casais com Cristo não é um movimento”. Não visa prender a si os casais, nem os casais devem querer ficar presos ao ECC. 

O ECC apresenta-se como um SERVIÇO DA IGREJA ÀS FAMÍLIAS DA PARÓQUIA. 

O serviço de Pastoral Familiar do ECC é essencialmente paroquial. Esta é sua característica fundamental. A Paróquia vai atender a seus casais dentro de sua realidade concreta e de suas possibilidades, promovendo a evangelização e o engajamento dos casais nas pastorais paroquiais.

O ECC quer ser um meio, uma etapa, uma passagem, uma ponte.

A meta não é o ECC., a meta é o Reino de Deus em todas as paróquias. 

O ECC é ainda um serviço que procura apresentar aos casais uma visão clara e vivencial do evangelho de Jesus Cristo e da Igreja atuais, por meio de seus documentos, encíclicas e de sua Doutrina Social. 

A originalidade do ECC em relação a outros movimentos e serviços da Igreja às famílias está em que ele, sob a orientação dos conselhos Nacional, Regional e Arquidiocesano, é organizado e realizado em nível Paroquial. “Esta é a sua característica vital. Quem lhe retirar essa característica arranca-lhe a alma. É um serviço familiar e paroquial” (Pe. Alfonso Pastore, 1983). 

ETAPAS DO ECC

O Encontro de Casais com Cristo foi idealizado para ser desenvolvido em três etapas distintas, indispensáveis e inter-relacionadas entre si, cada uma com características e finalidades próprias. Uma etapa prepara a outra e deve ser observada a partir de um crescimento de seus integrantes e de sua comunidade.

A 1ª Etapa: te objetivo de ser  "o  Encontro”, evangelizador e missionário, é o despertar, é o chamamento dos casais e famílias, encontro com CRISTO

As demais etapas são apresentadas aso casais após a conclusão da 1a Etapa :)

Pastoral Familiar - Paróquia São Jerônimo Emiliani

Encontro de Noivos

A atuação da Pastoral Familiar através do Encotro de Noivos visa além da preparação dos casais para o Matrimônio, também incentivá-los a perseverarem na fé após o casamento, frequentando as missas na Paróquia e participando de forma efetiva das Pastorais e Serviços da igreja. Formando casais maduros, que assumem o Sacramento do Matrimônio na sua plenitude e que gerem famílias sadias na lúz da fé cristã, contribuindo com uma sociedade mais pura, organizada e melhor.

< < <    INSCRIÇÃO    > > >

NOSSOS ENCONTROS

Os encontros são realizados utilizando a chamada “Metodologia Participativa”, sem palestras, onde são discutidos temas de interesse dos noivos, levantados por meio de dinâmicas de grupos que são organizados e trabalhados em unidades temáticas.

Todas as atividades simbologias, dinâmicas, debates, momentos de oração e celebrações são sempre iluminados pela fé cristã e permitem aos noivos reflexões envolventes, ricas em conteúdo e significado. 

Na Paróquia São Jerônimo são realizados 2 encontros por ano, que se desenvolvem em 2 dias no período da tarde::

- Sábado das 14h às 19h

- Domingo das 14h às 19h e participando da missa  das 19h (onde são entregues os certificados)

OBJETIVOS DO ENCONTRO

O Encontro de Noivos é um momento de reflexão entre casais e noivos, que tem como objetivo uma partilha de vivência e a preparação para o Sacramento do Matrimônio. 

A doação de amor entre homem e mulher é espontânea, mas não momentânea. Desabrocha de repente para crescer sempre mais viva. Ser pai e mãe é a mais perfeita manifestação do Criador. É transmitir a existência e fazê-la tornar-se cada dia mais parecida com o Autor da vida.

AÇÃO EVANGELIZADORA

O Matrimônio é uma das maneiras de realizar a vocação familiar. É para isso que o Encontro de Noivos prepara os casais para celebrar bem e com alegria o Sacramento Matrimonial e, acima de tudo, desenvolver uma vida a dois harmoniosa e cristã.

Esse deve ser o ambiente para a geração dos filhos, que serão recebidos como dádivas do céu.


Siga nos

Google Maps - Paróquia São Jerônimo Emiliani - Campinas/SP

ENDEREÇO
Rua Arquiteto José Augusto Silva, 1040 
Jd Santa Candida
Campinas - SP 
CEP 13087-570


Paróquia São Jerônimo Emiliani 

CONTATOS
+55 (19) 3256-8651
psjemiliani@psjemiliani.com.br
Secretaria Paroquial
SEG à SEX: 8h às 12h
e 13h às 17 h
SÁBADOS: 8h às 12h

Pastoral da Comunicação  
pascom@psjemiliani.com.br

LINKS

Arquidiocese de Campinas

Somascos no Brasil

Somascos no Mundo



 


Copyright (c) 2014 - 2017

Agência Mi9