mobirise.com
Padre Arnaldo Felix Pereira - São Jerônimo Emiliani

A Paróquia São Jerônimo

A Paróquia São Jerônimo Emiliani teve seu início em 1998,, sua história, porém, começou com a chegada das  Irmãs Filhas da Misericórdia no bairro Jardim Santa Cândida, em 1972.    

A chegada dos padres Somascos ao local em 1986 trouxe importantes mudanças para a então Comunidade N. S. da Misericórdia. Além do trabalho realizado com os adolescentes e crianças carentes da região, os religiosos assumiram o trabalho pastoral e as missas na Comunidade.

Em 23 de novembro de 2006, a então quase-Paróquia foi decretada canonicamente Paróquia São Jerônimo Emiliani. 

RELIGIOSOS SOMASCOS

Padre Arnaldo Félix Pereira - São Jeronimo Emiliani

Pe. Arnaldo Félix Pereira (CRS) 

Mineiro de Governador Valadares, Pe Arnaldo assumiu, aos 37 anos de idade., a Paróquia São Jerônimo Emiliani em Campinas/SP como seu novo pároco em 5 de fevereiro de 2013.

Religiosos Somascos do Brasil

Religiososs no Brasil

Padre Almir Gonçalves dos Reis - São Jerônimo Emiliani

Pe. Almir nasceu em Uberaba - MG, entrou na congregação dos somascos aos 12 anos. Já foi provincial, conselheiro da Congregação, e exerce atualmente o papel de coordenador do M.L.S (Movimento dos Leigos Somascos da Vice-Província do Brasil).

PADROEIRO
SÃO JERÔNIMO EMILIANI



São Jerônimo Emiliani nasceu em 1486 na cidade de Veneza na Itália e faleceu em Somasca dia 08 de fevereiro de 1537com 51 anos. Foi canonizado, em 1767, pelo Papa Pio XI que nomeou-o padroeiro dos órfãos e dos jovens abandonados

Ele virou orfão de pai aos 10 anos e foi educado sabiamente na fé cristã pela mãe, entrou na vida pública em 1506 e dedicou-se principalmente ao exercício das armas tornando-se soldado aos 15 anos de idade.

Em 1511, aos 25 anos  ele foi vencido e virou prisioneiro de guerra de Luís XII na fortaleza de Castelnuovo de Quero situada à beira do rio Piave. Foi acorrentado nos pés e penduraram uma bola de pedra em seu pescoço, enquanto estava preso começou a meditar sobre o sentido da vida e fez uma promessa à Nossa Senhora de uma peregrinação penitencial.

São Jerônimo foi libertado milagrosamente, na manhã do dia 27 de Setembro de 1511, quando apareceu uma mulher vestida de branco e entregou as chaves para abrir as algemas e a porta da torre. Então ele cumpriu a promessa e depositou as correntes no Santúario de “Santa Maria Maior” em Treviso e iniciou seu caminho de libertação interior.

Ao retornar a Veneza, ele distribuiu toda sua riqueza de sua famiíia aos pobres e tornou-se membro atuante da companhia do Amor Divino, que dedicava-se a uma vida de espiritualidade e de serviço aos pobres, especialmente aos “pacientes incuráveis”

Dedicou-se de corpo e alma aos órfãos, às viúvas e aos jovens entregues à prostituição. Fundou hospitais, orfanatos, asilos, escolas profissionalizantes para os meninos. Vivia em companhia dos pobres, dos mendigos, dos injustiçados, de quem se tornou pai e defensor.

Suas atividades apostólicas se estenderam por várias cidades da Itália, como Verona, Brescia, Como e Bergamo. Em Somasca, Bergamo, surge a Sociedade dos Clérigos Regulares, os Padres Somascos, por ele fundada, cujo apostolado era o ensino gratuito de órfãos e jovens carentes.

A motivação da sua vida espiritual foi o desejo de devolver a Igreja ao estado de santidade das primeiras comunidades cristãs. Este mesmo ideal determinou o modo de organizar a vida das casas que acolhiam os órfãos.

Prestes a morrer, Jerônimo Emiliani transmitiu a seus discípulos um testamento que sintetizava sua experiência espiritual e representava, ao mesmo tempo, um itinerário de vida cristã:

“Segui o caminho do Crucificado, desprezai a iniquidade, amai-vos uns aos outros e servi aos pobres”. 

.

Padre ALMIR G. REIS

Algumas das suas composições Muúsicas e Letras

SÃO JERÔNIMO BOM PAI

PIEDADE

DEUS FEZ EM TI 

ORAÇÃO DE  
SÃO JERÔNIMO EMILIANI


Bondoso pai, Jerônimo Emiliani, que do céu continuas com seu olhar solícito a proteger aqueles que a ti se voltam suplicantes:

> Intercede por nós junto à Deus, a fim de que, dóceis ao Espírito Santo, sejamos humildes instrumentos nos quais Cristo opera e Deus manifesta a sua glória;

> Abençoa os jovens e orfãos que, empobrecidos e  abandonados, clamam por um mundo mais justo e fraterno;

> Acompanhe-nos sempre, ó pai, teu exemplo de serviço à Deus e aos pobres e nos sustente a tua interseção, hoje e sempre.

Amém

DULCÍSSIMO JESUS -  não sejais o meu juiz, mas o meu salvador.

SÃO JERÔNIMO EMILIANI - rogais por nós e por todos os orfãos do mundo.


SOMASCOS - A congregação e sua história

Somascos no Brasil

Os primeiros religiosos somascos que chegaram ao Brasil foram  os padres Miguel Pietrangelo e Heitor Giannella, chegaram no Rio de Janeiro em 14/dezembro/1962, à convite do Cardeal Dom Jaime Barros Câmara.

Após um período de inserção na missão, os religiosos transferem-se do seminário arquidiocesano, no Rio Comprido, para a Igreja Cristo Redentor, em Bonsucesso, vinculada a Paróquia dos Navegantes (erigida em 17 de março de 1963).

A prioridade das atividades dos somascos no Rio era o acompanhamento pastoral e a organização da promoção humana com os mais pobres nas comunidades. No auge da missão, os religiosos constroem na Favela da Varginha uma igreja dedicada a São Jerônimo Emiliani, cuja missão pastoral hoje é fortalecida pelas Missionárias da Caridade, congregação fundada por Santa Teresa de Calcutá.

Nesta casa, marco fundacional da congregação no Brasil os religiosos permanecem apenas dez anos. No decreto de fechamento, datado de 11 de maio de 1973, o padre geral alegava uma ação mais concreta no aspecto vocacional, que foi concretizada com a fundação de uma nova casa, na cidade mineira de Uberaba.

Hoje, existem quatro comunidades, nas cidades de Uberaba, Presidente Epitácio, Santo André e Campinas, onde é a sede da vice-província Somasca no Brasil.


Sobre os Somascos no mundo

A Ordem dos Clérigos Regulares de Somasca está presente nos 5 continentes, em 17 países.

A casa mãe está localizada em Somasca, pequeno vilarejo no norte da Itália.

A última comunidade somasca aberta foi na República Dominicana bem próximo do Haiti, com o objetivo de amparar e educar as centenas de crianças e adolescentes que ficaram órfãos após o terremoto que devastou o país.


Carisma e fundamento da Obra Somasca

Segundo São Jerônimo Emiliani, a oração, o trabalho e a caridade, são os fundamentos da obra.

Por isso, os religiosos somascos procuram viver uma vida de oração pessoal e comunitária através da Liturgia das Horas em comunidade, na recitação do Terço, na adoração ao Santíssimo Sacramento, na meditação individual, nos retiros e nas celebrações eucarísticas. A oração compõe a base do fundamento, como alimenta para realizar outras ações.


“Quem não trabalha, também não coma”. As palavras do apóstolo São Paulo foram adotadas por São Jerônimo Emiliani. O trabalho ajuda no crescimento espiritual, no serviço aos irmãos de comunidade e aos mais necessitados. O estudo, os trabalhos manuais e caseiros, a pastoral, o apostolado com as crianças e adolescentes são elementos que compõe a dimensão do trabalho.


A caridade é exercida na convivência entre os irmãos e na assistência “aos pequenos e pobres que empobrecidos e abandonados, clamam por um mundo mais justo e fraterno”. As obras de serviço às crianças e adolescentes são núcleos que visam a valorização da vida e do respeito entre as pessoas através da educação.

Religiosos Somascos - logo

Siga nos

Google Maps - Paróquia São Jerônimo Emiliani - Campinas/SP

ENDEREÇO
Rua Arquiteto José Augusto Silva, 1040 
Jd Santa Candida
Campinas - SP 
CEP 13087-570


Paróquia São Jerônimo Emiliani 

CONTATOS
+55 (19) 3256-8651
psjemiliani@psjemiliani.com.br
Secretaria Paroquial
SEG à SEX: 8h às 12h
e 13h às 17 h
SÁBADOS: 8h às 12h

Pastoral da Comunicação  
pascom@psjemiliani.com.br

LINKS

Arquidiocese de Campinas

Somascos no Brasil

Somascos no Mundo



 


Copyright (c) 2014 - 2017

Agência Mi9